Sentiu-se um sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter na ilha Terceira.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informou que um sismo de magnitude 2,3 na escala de Richter foi sentido com intensidade máxima III/IV nas freguesias de Serreta, Doze Ribeiras e Santa Bárbara, no concelho de Angra do Heroísmo. Durante o dia de hoje, foram registados mais dois sismos no mesmo local, com magnitudes de 2,2 e 2,3 na escala de Richter. Esses abalos fazem parte da crise sismovulcânica que está ocorrendo na ilha Terceira desde junho de 2022.

A escala de Richter classifica os sismos de acordo com sua magnitude, variando de micro (menos de 2,0) a extremos (superior a 10). Já a escala de Mercalli Modificada mede a intensidade dos sismos e sua descrição. No caso deste sismo, que teve intensidade III, considerada fraca, foi sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçaram. Já a intensidade IV, considerada moderada, fez com que os carros estacionados balançassem, as janelas, portas e loiças tremessem e os vidros e loiças chocassem ou tilintassem. Paredes e estruturas de madeira também puderam ranger.

Esses sismos na ilha Terceira são monitorados pelo CIVISA, que tem como objetivo vigiar e informar sobre a atividade sismovulcânica nos Açores. É importante que a população esteja atenta a esses eventos e siga as recomendações das autoridades competentes para garantir a sua segurança.

Fonte