O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou que a estátua “Amores de Camilo” será removida do Largo Amor de Perdição. A decisão surge após uma petição com 37 signatários, incluindo artistas, advogados, curadores e políticos, ter sido apresentada ao autarca. A escultura, que retrata Camilo Castelo Branco abraçado a uma jovem nua, está instalada há 11 anos no local.
Rui Moreira esclareceu que a decisão foi influenciada por uma carta que recebeu, assinada por “os dois maiores críticos de arte da cidade do Porto”, referindo-se a Bernardo Pinto de Almeida e Miguel Von Hafe Pérez, que partilham a opinião de que a estátua é feia e de mau gosto. O autarca considera razoável que a estátua seja retirada, mas garante que não será demolida, apenas transferida para as reservas municipais.
Apesar de ter surgido uma petição contra a remoção da estátua, com 3.525 subscritores até ao momento, Rui Moreira reforça que esta é uma decisão sua e que a obra será removida. O autarca também mencionou que a estátua do Porto, que se encontra na Sé, voltará a ser colocada no seu lugar original.
Rui Moreira concluiu a sua declaração referindo que a mudança da estátua não implicará a reversão do nome do largo para o seu nome original, Amor de Perdição.