Portugal enfrenta uma média diária de 10 óbitos devido à Covid-19

A poucos dias do início da campanha de vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe em Portugal, o epidemiologista Manuel Carmo Gomes analisou a situação epidemiológica do país em relação ao coronavírus SARS-CoV-2. Durante o verão, o número de casos positivos de covid-19 notificados manteve-se estável, variando entre 200 e 300 novos casos por dia. No entanto, o professor ressalta que esses números são subestimados, uma vez que a maioria das pessoas agora faz autoteste e não reporta os resultados. A maioria dos casos notificados são de pessoas internadas ou que procuram cuidados de saúde primários.

Manuel Carmo Gomes destaca que, apesar de ter havido um aumento de casos em agosto, provavelmente devido a eventos de grande aglomeração, a situação parece estar se normalizando. O vírus não apresentou uma sazonalidade forte durante o verão, ao contrário da gripe, e é esperado um ressurgimento de casos com a chegada do outono.

Em relação às unidades de saúde, o especialista menciona que o número de pessoas internadas por covid-19 se manteve estável durante o verão, com cerca de 200 internações diárias, sendo que muitas delas estavam internadas por outras razões de saúde. Quanto aos óbitos, também se mantiveram estáveis, variando entre três e seis por dia, com um aumento em agosto associado ao aumento de casos.

Manuel Carmo Gomes comenta que a covid-19 continuou presente em Portugal e evoluiu para fugir aos anticorpos, tornando-se dominante a sub-variante XBB do coronavírus. Essa sub-variante, juntamente com outras descendentes, será utilizada na vacina contra a covid-19. Atualmente, Portugal registra uma média de 10 mortes por dia devido à doença.

Fonte