Uma petição que propõe suspender o direito ao reagrupamento familiar para imigrantes durante um período mínimo de 8 anos já reuniu mais de 43 mil assinaturas. A iniciativa, alojada na plataforma Petição Pública, ganhou destaque após ser divulgada por André Ventura, líder do Chega.
O objetivo, segundo o texto da petição, é limitar temporariamente este direito como forma de proteger o equilíbrio social e económico do país. A proposta já está apta a ser discutida na Assembleia da República.
Nas redes sociais, a petição gerou reações divididas, inclusive entre apoiantes do partido, com muitos a alertarem para possíveis violações de direitos humanos. O link da petição está acessível em https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT125676