Novo centro de tratamento cerebral inaugurado após grave acidente do filho

Martin, de 15 anos, sofreu um grave acidente de carro em dezembro de 2020, em Caminha. O veículo em que ele estava, conduzido pela mãe de um amigo, foi atingido por um comboio na passagem de nível com guarda de Cristelo. O acidente deixou Martin em coma por nove meses, com sequelas cerebrais e na coluna cervical. Atualmente, ele não consegue andar, falar e precisa estar conectado a um ventilador 24 horas por dia.

Após acordar do coma, os pais de Martin, Amaya Guterres e Paulo Fonseca, procuraram tratamentos para o filho em Portugal, porém, não encontraram opções viáveis. A única alternativa encontrada foi no Panamá. Diante dessa situação, decidiram criar um centro de tratamento neurológico inovador em Braga, que é o primeiro Brain Treatment Center de Portugal e de toda a Europa.

O centro abriu na segunda-feira e começará a receber pacientes a partir de 1 de outubro. Ele é voltado principalmente para crianças com lesões cerebrais e na coluna cervical, mas também poderá tratar pacientes com autismo e outros distúrbios de neurodesenvolvimento.

Os pais de Martin relataram que a ideia surgiu após os tratamentos realizados no Panamá terem sido bem-sucedidos. Eles estabeleceram uma parceria com a instituição e decidiram trazer o primeiro Brain Treatment Center para a Europa. Amaya Guterres destacou que é absurdo que esses tratamentos não estejam disponíveis em Portugal, o que obriga as crianças com esses problemas a percorrerem longas distâncias para receberem cuidados.

O Brain Treatment Center funciona em vários países e conta com uma equipe médica e científica de pesquisadores norte-americanos. Vale ressaltar que Martin foi o único passageiro ferido no acidente, enquanto a condutora e o filho saíram ilesos.

Fonte