Marcelo acredita que medidas do Governo sobre rendas terão impacto positivo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que confia que as medidas do Governo em relação às rendas serão positivas. Em declarações aos jornalistas num hotel em Montreal, no Canadá, Marcelo Rebelo de Sousa disse que cabe ao Governo definir as medidas a tomar em relação às rendas. O chefe de Estado acrescentou que a situação das rendas não é apenas um problema português, mas também afeta a sociedade portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se no Canadá para uma visita oficial de cinco dias.

Por sua vez, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Governo está a avaliar a possibilidade de travar o aumento das rendas. António Costa irá reunir-se com associações de proprietários e de inquilinos para discutir a questão e encontrar um valor que seja mais próximo das possibilidades das famílias e do valor fixado na lei. O primeiro-ministro referiu que é necessário ouvir as associações do setor e ponderar a inflação estimada para o ano, de forma a encontrar uma solução equilibrada que não prejudique os proprietários nem crie problemas sociais.

De acordo com os números da inflação divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, o valor das rendas poderá aumentar 6,94% em 2024 caso o Governo não estabeleça um limite às atualizações, como fez este ano.

A questão das rendas tem sido um tema sensível em Portugal, com o aumento dos preços das habitações e a dificuldade de acesso a uma habitação condigna por parte de muitas famílias. O Governo tem procurado encontrar soluções para garantir a estabilidade e o equilíbrio do mercado de arrendamento.

Fonte