Lula atrasa voo para visitar irmão de Fidel Castro em Cuba: uma viagem cheia de significado.

O presidente brasileiro, Lula da Silva, que participou na Cimeira do G77+China em Cuba, decidiu romper o protocolo da sua viagem oficial e encontrou-se com o ex-presidente cubano, Raul Castro. A visita não estava planeada na agenda presidencial e causou um grande atraso na partida da comitiva brasileira para os Estados Unidos, onde Lula discursará na abertura da Assembleia-Geral da ONU.

Lula é amigo próximo de Raul Castro e do falecido Fidel Castro, que governaram Cuba com mão de ferro durante décadas. Apesar das críticas de que tem uma atração por ditadores, o presidente brasileiro fez questão de visitar o antigo presidente cubano. O encontro ocorreu na residência de Castro, que fica num bairro nobre de Havana, e teve a duração de cerca de 40 minutos. No entanto, o atraso provocado pela visita foi bem maior, pois incluiu o tempo de deslocação de ida e volta.

A visita de Lula a Raul Castro em Cuba foi um ato que quebrou o protocolo da sua viagem oficial, mas demonstrou a sua amizade e proximidade com o ex-presidente cubano. O encontro ocorreu antes de Lula seguir para os Estados Unidos, onde terá um papel importante na Assembleia-Geral da ONU. A visita não estava prevista na agenda oficial, mas Lula fez questão de incluí-la, mesmo que isso tenha causado um atraso considerável na sua viagem. A relação de Lula com os governantes cubanos sempre foi controversa, mas ele não se importa com as críticas e mantém a sua amizade com Raul Castro.

Fonte