Livre apresenta linha de apoio gratuita para prevenção do suicídio com profissionais e voluntários

O partido político Livre apresentou um projeto de lei com o objetivo de criar uma linha nacional gratuita para a prevenção do suicídio. A linha estaria disponível 24 horas por dia e seria coordenada por profissionais de saúde mental, podendo ser assegurada por voluntários. A iniciativa surge em resposta a uma petição que já conta com mais de 3.500 assinaturas e visa disponibilizar apoio a pessoas em situação de crise.

De acordo com o projeto de lei, a linha nacional para a prevenção do suicídio estaria acessível a todo o território continental, bem como às regiões autónomas da Madeira e dos Açores. O serviço seria inteiramente gratuito e estaria disponível através de voz e outras plataformas de comunicação, incluindo mensagens. Além disso, contaria com intérpretes de língua gestual portuguesa e tradutores de línguas estrangeiras. Em casos específicos, a linha poderia redirecionar os pedidos de apoio para outras linhas de apoio e serviços adequados.

A criação desta linha de apoio é uma medida importante para garantir o suporte necessário a pessoas em risco de suicídio ou com comportamentos autolesivos. O Livre espera que o projeto de lei seja aprovado e implementado, de forma a contribuir para a prevenção do suicídio em Portugal.

Fonte