Menina de 13 anos ‘livre’ cancro incurável após tratamento revolucionário

  • Post author:

Uma menina de 13 anos, que sofre de uma leucemia linfoblástica, está há seis meses em remissão, após ter sido submetida a um tratamento revolucionário.

Alyssa, de 13 anos, natural de Leicester, no Reino Unido, foi diagnosticada com uma leucemia linfoblástica aguda de células T em maio de 2021. Até agora, a menina foi submetida a vários tratamentos, como quimioterapia e um transplante de medula óssea, mas nada fez grande efeito.

Confrontada com a ausência de mais opções, a família da criança optou por participar num ensaio clínico de um novo tratamento, em maio deste ano, e a menina encontra-se em remissão há seis meses.

O tratamento consiste na transfusão de células T de um dador saudável, editadas em laboratório com recurso a uma nova tecnologia, que consegue destruir as células cancerígenas.

Leia Também: Encontrado o taxista que caiu na ribeira de Odivelas

A menina foi a primeira pessoa no mundo a receber este tratamento e não poderia ter tido melhores resultados.

“Estamos nas nuvens. É fantástico”, afirmou a mãe, Kionna, frisando que espera que o caso de Alyssa “prove que as investigações funcionam e que podem oferecer mais às crianças – tudo isto teve de acontecer por alguma razão”.