Isabel dos Santos com mandado de captura internacional

A empresária angolana Isabel dos Santos é agora procurada pela Interpol, que emitiu um mandado de captura internacional para extradição.

O documento foi emitido a pedido da Procuradoria-Geral da República de Angola, que pede à Interpol para “localizar e prender com vista à extradição” a filha do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

Segundo o documento, Isabel dos Santos é procurada pela suspeita do seu envolvimento em crimes “de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro”, e incorre numa pena máxima de 12 anos de prisão.

Isabel dos Santos terá prejudicado o Estado angolano em mais de 200 milhões de euros.

Leia Também: Coronel russo com ligações a Putin encontrado morto no seu escritório

A empresária terá criado, entre 2015 e 2017, mecanismos financeiros “com intenção de obter ganhos financeiros ilícitos e branquear operações criminosas suspeitas”, através de informações conseguidas na qualidade de administradora da Sonangol.

“Este pedido deve ser tratado como um pedido formal de prisão provisória, em conformidade com as leis nacionais e/ou os tratados bilaterais e multilaterais aplicáveis”, pode ler-se ainda no documento.