Um homem de 66 anos morreu nas urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra, após esperar 10 horas.
A família denuncia abandono hospitalar.
José Pais, de 66 anos, começou a sentir-se mal após consumir míscaros (tipos de cogumelos) que colheu, com sintomas como vómitos e diarreia. No sábado, procurou ajuda no Centro de Saúde de Tábua antes de ser encaminhado para as urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde faleceu após 10 horas de espera.
A corporação dos bombeiros foi chamada pelo Centro de Saúde de Tábua para transferir José Pais, que apresentava desconforto abdominal e mal-estar súbito, para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
José Pais foi triado e ficou na sala de espera. Foi chamado duas vezes, mas não respondeu devido ao seu estado de saúde, o que levou à sua alta por abandono.
Horas depois da última chamada, um funcionário notou que José Pais ainda estava na sala de espera e informou-o sobre a alta.
Ele tentou ligar a um vizinho para ser levado, mas, quando o vizinho chegou, já não conseguiu contactá-lo. Na manhã seguinte, a esposa foi informada de que o homem havia sido encontrado morto às 5h00 na sala de espera.
A família de José Pais pretende apresentar uma queixa contra o hospital, acreditando que a morte foi causada por falta de socorro. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra iniciou um processo interno para esclarecer o ocorrido. O Notícias ao Minuto tentou obter esclarecimentos, mas ainda não obteve resposta.