GNR prendeu mais de 400 pessoas em apenas uma semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou uma série de operações em todo o país entre os dias 8 e 14 de setembro. Estas operações tinham como objetivo a prevenção e combate à criminalidade e sinistralidade rodoviária, bem como a fiscalização de várias matérias contraordenacionais. Durante estas ações, foram efetuadas um total de 425 detenções, a maioria das quais por condução sob efeito de álcool.

Dentre as detenções efetuadas, 171 foram por condução sob efeito de álcool, 113 por condução sem habilitação legal, 37 por tráfico de estupefacientes, 29 por furto e roubo, 10 por posse de armas proibidas e uma por violência doméstica.

Além das detenções, a GNR também apreendeu várias substâncias ilícitas, armas, explosivos e veículos. Foram apreendidas 1.655 doses de haxixe, 202 doses de liamba, 105 doses de cocaína, 32 doses de heroína, cinco comprimidos de MDMA, dois engenhos explosivos, 23 armas brancas ou proibidas, 16 armas de fogo, 448 munições de diversos calibres e 11 veículos.

No que diz respeito à fiscalização de trânsito, foram detetadas 6.063 infrações, incluindo excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, uso indevido do telemóvel durante a condução, condução com taxa de álcool no sangue acima do permitido, anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, falta de seguro de responsabilidade civil e irregularidades relacionadas com tacógrafos.

Fonte