Os oficiais das Forças Armadas dos Estados Unidos da América (EUA) estão a solicitar assistência aos cidadãos para encontrar um caça F-35 que desapareceu depois do piloto se ter ejetado no domingo. A aeronave, pertencente aos Fuzileiros Navais americanos, está desaparecida desde que o piloto se ejetou devido a um “contratempo” enquanto sobrevoava a cidade de North Charleston, no estado da Carolina do Sul. A busca pelo caça está principalmente concentrada em dois lagos da região.
O piloto ejetou-se em segurança por volta das 14h00 locais (19h00 em Portugal) e foi levado para um hospital com um estado de saúde estável. A política republicana Nancy Mace reagiu com incredulidade, questionando como é possível perder-se um F-35 e por que não há um localizador, levando a que se peça ajuda aos cidadãos para o encontrar.
A situação é preocupante, uma vez que o F-35 é uma aeronave de combate avançada e de alto valor. A colaboração da população é fundamental para localizar a aeronave o mais rapidamente possível e evitar qualquer potencial ameaça à segurança. A busca intensiva está a ser coordenada pelas autoridades competentes, com a esperança de que o caça seja encontrado em breve.
A perda de uma aeronave militar é um acontecimento sério e requer uma investigação detalhada para determinar as causas do incidente. Enquanto isso, as Forças Armadas dos EUA estão a contar com o apoio e a cooperação dos populares para ajudar na busca pelo F-35 desaparecido.