Fadista portuguesa morreu

Maria da Nazaré Martins, fadista de referência em Portugal, faleceu na madrugada desta sexta-feira em Corroios, com 79 anos de idade, anunciou a sua irmã à agência Lusa. Natural do Barreiro (nascida em 9 de fevereiro de 1946), mudou-se ainda criança para o bairro de Campo de Ourique em Lisboa.

Começou a cantar com apenas 17 anos, integrando em 1963 o elenco da Emissora Nacional, no programa “Serão para Trabalhadores” da FNAT. Passageira habitual em casas emblemáticas como Lisboa à Noite, O Embuçado, Senhor Vinho e Clube do Fado, também se apresentou em recintos internacionais. Recebeu distinções importantes: dupla vencedora da Grande Noite do Fado de Lisboa, Prémio Carreira da Casa da Imprensa em 2003 e Prémio Amália/Melhor Intérprete em 2013.

Participou no filme Fados (2007), dirigido por Carlos Saura, ao lado de estrelas como Mariza, Carlos do Carmo e Carminho. Gravou discos ao longo da carreira, incluindo Regressos (2019), resultado de uma colaboração com o fadista António Passão. Descansa em paz!