Economia europeia apresenta resiliência, mas perde ímpeto: Previsões de Bruxelas para 2023 e 2024 revistas em baixa

A Comissão Europeia divulgou um relatório intercalar de previsões económicas, afirmando que a economia europeia está a perder ímpeto, apesar de ainda mostrar resiliência. De acordo com as novas previsões, o crescimento na zona euro em 2023 deverá ser de apenas 0,8%, o que representa uma revisão em baixa em relação à previsão anterior de 1,1%.

O relatório não atualiza os números para Portugal, mas indica que a previsão de crescimento na zona euro também é revista em baixa para 2024. Para este ano, espera-se um aumento do produto económico de 0,8% e de 1,3% em 2024, números inferiores aos anteriormente previstos.

A Comissão Europeia justifica esta mudança com a atividade económica muito fraca registada nos últimos meses na zona euro. No entanto, apesar desta perda de dinamismo, a economia da União Europeia continua a resistir aos choques que tem enfrentado nos últimos anos.

Quanto à inflação, prevê-se um valor ligeiramente mais baixo em 2023, de 5,6% em vez dos anteriores 5,8%. No entanto, a previsão para 2024 é aumentada em uma décima de ponto percentual, chegando a 2,9%.

A Comissão Europeia alerta que estas previsões estão envoltas numa enorme incerteza devido a preocupações geopolíticas e económicas globais, principalmente relacionadas com a guerra da Ucrânia causada pela invasão russa.

Importa salientar que a previsão de crescimento da economia portuguesa em 2023, que foi de 2,4% em maio, não foi atualizada nos dados divulgados pela Comissão Europeia.

Fonte