Dois abalos sísmicos de magnitude 2,3 e 2,0 abalam a ilha Terceira

Dois sismos com magnitude 2,3 e 2,0 foram sentidos na ilha Terceira, nos Açores. O primeiro sismo ocorreu às 05:44 locais, com epicentro a três quilômetros a leste de Serreta. Segundo o CIVISA (Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores), foi sentido com intensidade máxima IV na freguesia de Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo. O segundo sismo ocorreu às 07:50 locais, com epicentro a três quilômetros a sudeste de Serreta, e também foi sentido com intensidade máxima IV na freguesia de Serreta. Ambos os eventos estão relacionados com a crise sismovulcânica que tem ocorrido na ilha Terceira desde junho de 2022.

A escala de Richter classifica os sismos de acordo com a sua magnitude, variando de micro (menos de 2,0) a extremos (superiores a 10). Já a escala de Mercalli Modificada mede a intensidade dos sismos e a sua descrição. No caso desses dois sismos, a intensidade IV é considerada moderada, o que significa que os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, e os vidros e loiças chocam ou tilintam. O IPMA (Instituto do Mar e Atmosfera) explica que as paredes ou estruturas de madeira podem ranger.

Esses sismos são mais um episódio da atividade sismovulcânica que tem ocorrido nos Açores nos últimos meses. O CIVISA continua monitorizando a situação e fornecendo informações à população.

Fonte