As altas temperaturas que estão ocorrendo em São Paulo levaram a prefeitura a montar tendas de emergência em pontos estratégicos da cidade para ajudar os moradores a enfrentar o calor extremo. Nesta sexta-feira, a temperatura oficial é de 35 graus, mas em alguns bairros os termômetros marcam 37 graus. A previsão para sábado e domingo é de 38 e 39 graus, respectivamente, muito acima da média de 23 a 25 graus registrada no final do inverno.
Ao todo, foram montadas 10 tendas em locais de grande circulação de pessoas ou onde há um grande número de moradores de rua, que são os mais vulneráveis a esse calor intenso. Nas tendas, são distribuídas gratuitamente garrafas de água fresca, frutas refrescantes e bonés.
Além disso, foram reservados espaços com cadeiras e ventilação para que as pessoas possam descansar ou ter um mínimo de conforto durante o dia. Em todas as tendas, há equipes de saúde disponíveis para atender casos de desidratação, insolação e outros problemas de saúde menos graves. Também há uma ambulância de prontidão em cada tenda, caso seja necessário um atendimento hospitalar.
No primeiro dia de funcionamento do serviço, na quarta-feira, 4.500 pessoas procuraram as tendas. Já no segundo dia, na quinta-feira, esse número subiu para 10.805. Durante o segundo dia, foram distribuídas 9.883 garrafas de água, 2.611 frutas e 8.266 bonés.