Campanha de segurança no trânsito termina com 10 vítimas fatais

A Campanha de Segurança Rodoviária ‘Cinto-me vivo’, realizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), entre os dias 12 e 18 de setembro, terminou com um total de 2.437 acidentes. Infelizmente, esses acidentes resultaram em 10 vítimas mortais e 46 feridos graves. Além disso, houve também 764 feridos leves. Comparando com o ano anterior, houve uma diminuição de 560 acidentes, mas um aumento de uma vítima mortal, uma diminuição de 17 feridos graves e uma diminuição de 218 feridos leves.

Das dez vítimas mortais, quatro ocorreram no distrito de Lisboa, duas no Porto, duas em Leiria, uma em Beja e uma em Évora. Nove das vítimas eram homens, com idades entre os 10 e os 83 anos. Os acidentes que resultaram nessas mortes foram causados por despistes, colisões e um atropelamento, envolvendo vários tipos de veículos.

Durante a campanha, foram fiscalizados 47.043 veículos, resultando em 11.171 infrações, das quais 714 estavam relacionadas com a não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

O objetivo da campanha era alertar os condutores e passageiros sobre a importância de utilizar corretamente os dispositivos de segurança. Foram realizadas cinco ações de sensibilização pela ANSR, em conjunto com as operações de fiscalização da GNR e da PSP, em várias localidades.

Fonte