Homem morre à espera de socorro do INEM

Após duas horas à espera de socorro por parte do INEM, homem de 64 anos de idade acabou por morrer em Setúbal.

Homem de 64 anos morre em Setúbal depois de horas à espera por socorro

Fatalidade ocorreu na segunda-feira, na freguesia de São Sebastião, Setúbal.

O homem de 64 anos de idade, esteve duas horas à espera de ser assistido pelo INEM. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) falou deste caso, tendo denunciado a situação…

“Desde o tempo da primeira chamada até que chegou a primeira equipa de emergência médica, uma ambulância, passaram praticamente duas horas […]. Se o socorro tivesse sido realizado atempadamente, as probabilidades de sobrevivência deste homem de 64 anos seriam, com certeza, muito maiores”, referiu Rui Lázaro, Presidente do STEPH.

A primeira chamada terá sido efetuada às 10:06, mas ficou em espera, sendo devolvida pelas 11:15, com a ambulância a ser despachada pelas 11:22, tendo chegado junto da vítima pelas 12:05.

Na primeira chamada de retorno, a linha do tempo registou que a vítima “estava consciente, que respirava, que reagia, inclusive ao toque e à dor”.

“Quase duas horas depois da primeira chamada, quando a primeira equipa de ambulância chega ao local verifica que o senhor estaria já em paragem cardíaca. Terão imediatamente iniciado manobras de reanimação, depois auxiliados por uma viatura de emergência médica de Setúbal, que se deslocou também ao local e que realizou inclusive manobras de SAV [Suporte Avançado de Vida], mas sem sucesso”, o óbito acabou por ser declarado no local pelas 12:53!

You may also like...