A Global Sumud Flotilla (GSF) reportou hoje que um dos principais barcos, de bandeira portuguesa e com cerca de seis tripulantes, incluindo membros da comissão diretiva (com figuras como a deputada Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício), foi atingido por um drone enquanto estava atracado no porto de Sidi Bou Said, na Tunísia. Houve danos, mas todos permanecem sem ferimentos. A missão pretende continuar normalmente (apesar do incidente) e a GSF anunciou uma investigação interna.
O ativista português Miguel Duarte afirmou ter visto o drone pairar sobre um monte de coletes salva-vidas, seguido por uma explosão e incêndio imediato que conseguiram ser contidos com extintores a bordo. Um vídeo publicado na plataforma X mostra um objeto luminoso a atingir a embarcação antes de surgir fumo:
🚨💥 VÍDEO COMPLETO DO ATAQUE A FLOTILHA DE GRETA
Drone atinge barco da Flotilha Sumud próximo à costa da Tunísia.
O “Family Boat”, ligado ao barco que levou Greta Thunberg, tinha membros da comissão de direção a bordo. Todos passageiros e tripulantes não se feriram.#Gaza… https://t.co/tKHZadMP7t pic.twitter.com/AwKCLvNC7P
— Dennys Deeh (@DennysDeeh_) September 9, 2025