🔥 Sánchez rejeita apoiar governo de dois anos proposto por Feijóo! 🚫💼

Após alguma resistência por parte do chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, aceitou o convite para se encontrar com o líder do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo. No entanto, não se esperava que saísse nada de concreto desta reunião e o socialista recusou apoiar a investidura, mesmo que ela supusesse apenas um governo de dois anos.

Alberto Núñez Feijóo propôs ao socialista que facilite a sua investidura marcada para 26 e 27 de setembro, comprometendo-se a chefiar um governo com a duração de 24 meses. Além disso, o líder do PP propôs a formação de um governo de 15 ministérios que negue os pedidos de referendo de independência e amnistia expressados pelos partidos independentistas.

Em conferência de imprensa, Alberto Núñez Feijóo reconheceu que o resultado da reunião era evidente, afirmando que “ao PSOE não lhe interessa uma investidura entre partidos constitucionalistas”. Pedro Sánchez, por sua vez, tentou chegar a um acordo com o líder do PP em relação à renovação do Conselho Geral do Poder Judicial.

Atualmente, o PP conta com os apoios do Vox, do UPN e da Coalición Canária para governar, mas ainda não tem a maioria necessária. Já o PSOE tem o apoio do Sumar e deve conseguir reunir o respaldo dos independentistas Eh Bildu, ERC, PNV e BNG. No entanto, também é insuficiente para formar maioria e Pedro Sánchez terá que negociar com o partido Junts per Catalunya, que pede uma amnistia e o início das negociações para um possível referendo para a independência da Catalunha.

Fonte