Momento de euforia e celebração. Nos festejos do tÃtulo do mundial de futebol feminino, o protagonista acabou por ser outro: um beijo repentino entre o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol e a jogadora Jenni Hermoso.
O momento incendiou depois as redes sociais, onde muitos questionam sobre a atitude de Luis Rubiales pouco antes da entrega do troféu. A Internet critica o beijo, assumindo-o como uma atitude machista. Não só pelo beijo, mas também pelos toques noutras jogadoras, considerados excessivos – e que não teriam lugar caso as atletas fossem homens.
O momento não ficou sem resposta da jogadora. Jenni Hermoso acabou por comentá-lo, entre risos, num vÃdeo: “Eh, não gostei nada, eh”. Fica a dúvida se o terá levado a mal.
Mas esta não é a única polémica que a vitória da seleção espanhola, que venceu Inglaterra por 1-0, no Mundial da Austrália e Nova Zelândia, está a gerar.
A conta oficial da seleção feminina espanhola partilhou uma fotografia que também está a incendiar as redes sociais. Nela mostra-se uma fotografia do selecionador Jorge Vilda a beijar o troféu, com a legenda “Vilda In”.
Estão a surgir diferentes interpretações, geralmente antagónicas. As mais favoráveis ao técnico interpretam o gesto como um sinal de triunfo perante as dificuldades sentidas nos últimos tempos.
Outros acusam de estar a fazer um branqueamento dos meses de desacordo e controvérsia sobre a coesão da equipa, com a sua continuidade à frente do plantel a ser discutida.
Certo é que quando o nome do treinador se ouviu no estádio da derradeira partida, foi apupado. Depois da vitória, não poupou nos elogios à s atletas: “Estas jogadoras são eternas”, “creio que ganhou a melhor seleção de todas”.